- Área: 189 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:I&O Photography
-
Fabricantes: Danelis, Kourasanit, Lyohoros
Descrição enviada pela equipe de projeto. O loft encontra-se no coração do centro histórico de Atenas, na Grécia, um entorno urbano único formado aos pés da Acrópole, que apresenta uma combinação de numerosas obras-primas da arquitetura neoclássica com edificações modernistas e armazéns industriais.
Situado nesse contexto, esse loft é a remodelação de um antigo ateliê têxtil. O objetivo da renovação, tal como foi concebida e desenhada pelo arquiteto, era preservar os componentes estruturais existentes e a estética industrial do uso anterior enquanto transforma o espaço em uma residência moderna, cômoda e luxuosa. Com esse fim, as vigas de concreto foram expostas e restauradas, mas também foram agregados elementos modernos como novos acabamentos de metal e pisos de concreto polido.
A singularidade do loft reside na combinação de materiais naturais (aço, concreto e madeira) com uma decoração minimalista de alta qualidade (que inclui uma seleção de móveis modernos misturados com peças retrô e vintage) criando uma atmosfera informal e intimista. O loft foi concebido como um espaço aberto que gera grandes áreas, enquanto a fachada de vidro e as janelas posteriores permitem a máxima transparência, luz natural e vistas.
A organização espacial do loft é concebida com uma divisão entre as áreas de uso comum (cozinha, sala de jantar, sala de estar, área de estudo) e salas privadas (dormitórios e banheiros). No entanto, portas deslizantes de vidro e metal contribuem para a conexão visual de todos os espaços, enquanto as cortinas opacas podem criar isolamento quando necessário. Além disso, a flexibilidade era um dos princípios fundamentais do projeto, exemplificado pela ilha móvel da cozinha e pela divisão com cortinas que cria a possibilidade de um dormitório de hóspedes temporário na sala de estar.
Estando no último pavimento do edifício, o loft oferece um refúgio tranquilo em meio a agitada vida da cidade, com um espaçoso terraço que possui vistas magníficas para a Acrópole e para o Monte Lycabettus. As grandes portas de vidro deslizantes na fachada e o uso dos mesmos materiais no piso criam uma transição suave, bem como uma continuidade visual e espacial entre o interior e o exterior.